Como identificar um bom coach? Como mensurar o seu trabalho? Para isso, devemos ter ferramentas para poder analisar e mensurar a competência do mesmo.
Um treinador eficiente deve apresentar competência em seis capacidades diferentes:
1- Ensinar;
2- Observar;
3- Corrigir;
4- Demonstração;
5- Gerenciar o grupo e/ou box;
6- Presença e atitude;
1. Ensinar.
Esse é o ponto inicial, básico de um professor. Ele deve dominar o conteúdo, ter uma comunicação objetiva e gostar de ensinar. Ensinar vai além de transmitir conhecimento, é necessário ter a certeza que o outro assimilou a informação e para isso o professor deve-se munir de várias ferramentas de comunicação (verbal, visual, tátil ou exemplos/analogias) para que o processo aconteça. Quanto mais experiente for o treinador, mais eficiente é a sua forma de transmitir conhecimento, sabendo identificar qual ferramenta usar com diferentes alunos.
2. Observar.
O treinador deve desenvolver o olho clínico, e identificar o que é um movimento correto em relação a um incorreto. Essa habilidade requer em primeiro lugar um conhecimento sobre o movimento e a distinção de uma boa posição para uma má posição, tanto em posições estáticas quanto dinâmicas. Coaches inexperientes tendem a ter mais dificuldade para detectar erros quando os atletas estão em movimento.
3. Corrigir.
Assim que o treinador for capaz de ensinar os movimentos e observar os erros, ele será capaz de corrigir o atleta. Correções eficientes melhoram a mecânica do atleta. Corrigir depende da habilidade do treinador para:
– Usar dicas adequadas (verbal, visual, tátil);
– Conhecer múltiplas correções para cada erro;
– Fazer a triagem de movimentos;
– Equilibrar as críticas com elogios;
Não há nenhuma fórmula, formato ou regra específica para seguir em relação ás dicas, seu valor é baseado nos resultados. Você deve priorizar correção dos erros mais graves, “Triagem”, (que envolva a segurança do atleta) para os menos graves (que melhore eficiência no movimento).
4. Demonstração.
A competência de fornecer exemplo visual preciso do movimento em questão. A grande maioria das pessoas aprende através do estímulo visual, então é de extrema importância que o coach consiga demonstrar os movimentos para a facilitar o aprendizado do aluno. A demonstração também inclui em liderar pelo exemplo: o treinador deve seguir os seus próprios conselhos e servir de inspiração para os alunos.
5. Gerenciamento do grupo e/ou box.
A habilidade de organizar e gerenciar, tanto em pequena escala (aula) como em grande escala (box). Isso inclui a boa administração do tempo, organização do espaço, dos equipamentos e dos participantes para uma ótima fluidez e experiência do aluno.
6. Presença e atitude.
A aptidão de criar um ambiente de aprendizagem positivo e envolvente. O treinador demonstra e cultiva a empatia com os atletas. Embora presença e atitude sejam mais intangíveis que os outros critérios, os clientes sentem a sua ausência de imediato. Um treinador eficiente demonstra habilidades interpessoais ao interagir e se comunicar com clareza com cada cliente.
Mas muito mais importantes dos que os seis itens acima, é o coach demonstrar uma atitude genuína de querer cuidar de seus alunos, de se importar com os mesmos. Se você se preocupa com as pessoas que frequentam seu box, você é um bom coach. Se você nota que o aluno perdeu peso, ficou mais forte, está melhor da saúde/lesão, se sente dores após os treinos, como está sua alimentação, como foi o final de semana, o emprego, a família… Aí sim, você é um bom coach!
Toda essa preocupação e atenção é a energia principal de um bom coach. Todos os outros itens podem ser ensinados, trabalhados e aperfeiçoados, mas este carinho com os demais vem da vocação, do coração.
Esses treinadores normalmente demonstram características como atenção, empatia e paixão pelo serviço que realizam. Se importam com a qualidade de vida de seus alunos. Os alunos percebem esse cuidado mais rapidamente do que percebem a habilidade do treinador ao explicar a mecânica, anatomia ou nutrição.
“They don’t care how much you know, but they know how much you care” (anonymous)
“Eles não se importam o quanto você sabe, mas eles sabem o quanto você se importa. (anônimo)
Referência bibliográfica
Guia de treinamento de nível 1 (2018), CrossFit Training.