Em 2012, fomos pioneiros em CrossFit no sul do Brasil abrindo o primeiro box afiliado, a CrossFit Floripa. Não existia mercado de CrossFit nem tão pouco sabíamos o que significava isso, nossa missão era explicar e divulgar a nova modalidade. Nessa época a modalidade era vista com maus olhos pelo mundo fitness, algo perigoso e somente praticado por atletas ou malucos.
Com o passar dos anos e novos boxes abrindo na cidade, estado e região, o CrossFit se popularizou e começou a ser visto como a “modinha” da vez, o queridinho do fitness. Com isso um novo campo surgiu, o mercado do CrossFit. Assim como em qualquer outro segmento que apresente sucesso, a oferta começa a ficar maior que a procura. Surge a concorrência (novos boxes), guerra de preço, busca por clientes, ofertas de melhor serviço, estrutura e localização.
Perante tantas opções, o mercado foi modelando as propostas de serviço dos boxes, que atualmente apresenta-se da seguinte maneira; Box que só oferece aulas de CrossFit; Box que agregam outras modalidades além do CrossFit como Yoga, aulas de emagrecimento/localizada, musculação, dança, e etc.. Há também o centro de treinamento e o espaço funcional.
O box de CrossFit que foca somente nessa modalidade, geralmente é chamado de CrossFit “Raíz”. Ele segue fiel a metodologia, pratica a comunidade, e entende que o seu produto são as aulas, a cultura e os benefícios que a modalidade promove. O cliente que gosta do CrossFit ou aquele que estiver procurando a modalidade terá como referência tal local. Essa posição gera um nicho de mercado, pessoas que querem somente o CrossFit.
O box que oferece o CrossFit junto com outras modalidades, também é conhecido como CrossFit “Comercial”. O foco é atrair o cliente para o espaço através do CrossFit, mas se o mesmo não se agradar, ele pode escolher entre as atividades A, B ou C. O ponto é não perder o cliente. Provavelmente seja uma boa estratégia de captação, mas essa abordagem não se difere de tantas outras propostas de fitness no mercado. Geralmente a cultura desses boxes se assemelha a de uma academia convencional, pois o modelo de negócio é semelhante. Não há senso de comunidade, pois existem várias “micro-comunidades” dentro do mesmo espaço.
Podemos observar que outros nichos se formaram, como por exemplo; o centro de treinamento e o espaço funcional, conhecidos como “Tipo CrossFit”. Esse mercado geralmente estrutura a aula com a metodologia, porém não pagam a afiliação (CrossFit inc), por isso não podem fazer o uso do nome CrossFit. Assim, não são referência da marca e os adeptos a modalidade não reconhecem como espaço para a prática da mesma.
É um mercado que a faixa de preço é abaixo dos boxes afiliados, ficando limitado ao valor cobrado, sendo essa uma estratégia de captação.
Acredito que não exista o certo ou errado em relação a qual estilo de box você frequenta, e sim que são diferentes nichos de mercado apesar de todos estarem dentro do mesmo segmento, o fitness.
O importante é você se posicionar no mercado, identificar os pontos positivos e negativos e trabalhar para ter uma empresa de sucesso. Há clientes para todos os tipos, você identificará qual é o seu nicho. Crie as suas estratégias, programe suas ações para captação, fidelização e satisfação do seu cliente. Olhe para o seu negócio!
Você pode ter um food park com várias opções de comida, ou ser a churrascaria referência na cidade. A escolha é sua.
Eu escolho a churrascaria.