By coach Jonas
Em uma aula de CrossFit, é necessário ter energia. Tanto para fazer os treinos de alta intensidade como para ministrar a aula. A energia da aula é proveniente do coach.
O coach é o maestro e os alunos a orquestra, essa é a sincronia que uma aula deve ser dada. Uma aula de CrossFit deve ser animada, contagiante e enérgica. Mas não é fácil entregar sempre um serviço assim, pois trabalhamos com um grupo de pessoas onde há diferentes personalidades e comportamentos, além de saber que há dias bons e ruins na vida de todos, inclusive na dos coaches, claro que existe o profissionalismo em separar o lado pessoal e profissional, mas aqui estamos no “palco”, tudo é analisado o tempo inteiro por diferentes pessoas.
Sabendo que o coach é a fonte de energia, o primeiro passo é entender a personalidade do mesmo. Um coach introvertido ou reservado terá que se esforçar mais para agitar uma aula, pois naturalmente ele não manifesta tais afinidades.
Diferente de um coach extrovertido ou comunicativo que naturalmente oferece tais emoções.
As aulas e turmas variam no decorrer do dia, e você como coach deve conhecer os seus alunos. A aula das 6am terá um ritmo totalmente diferente de uma aula as 19h, e você deve se adequar a tal. Nesse exemplo, as 6am é uma aula que as pessoas ainda estão sonolentas, provavelmente não haverá muito socialização e o nível de energia será baixo. Visto isso, o coach deve entender que é necessário uma injeção de ânimo e energia para que se tenha uma boa hora de treino. Escolher uma música adequada para aquele horário, fazer um aquecimento mais divertido, interagir com os alunos ou lançar desafios no treino são ferramentas eficazes para elevar a energia da aula.
Em horários mais agitados, as pessoas chegam facilmente com mais ânimo, socializando e agitando o ambiente. Nessas aulas você passa a conduzir toda aquela energia, que já está presente, sendo o papel do coach de guiar e organizar a aula para que esse excesso de energia não vire baderna e atrapalhe o andamento do treino.
Um coach experiente irá entender a demanda de cada aula e trabalhar conforme a necessidade da mesma. Aulas com poucas pessoas, cedo da manhã, final do dia ou qualquer situação que apresente baixa energia, o coach terá que intervir e liderar a aula para que seja uma boa experiência para os alunos. Em aulas cheias com alta energia, o coach conduz e guia a turma para que todos tenham um ótimo momento treinando. Entendo isso, você saberá a hora de usar e criar energia na aula e também o momento que pode se resguardar e assistir o show.
A reputação de um bom coach vai além de ensinar, corrigir e motivar. Ele deve ser consistente no serviço e entregar uma boa aula independente do horário e estado de espírito. Ter experiência, ferramentas e principalmente conhecer os seus alunos são a fórmula para conceder uma ótima aula.