By Coach Jonas
No começo, eu achava que somente empresas grandes deveriam se preocupar em desenvolver o conceito de missão, visão e valores. Exatamente por serem empresas respeitadas e profissionais, elas deveriam apresentar tais definições.
Eu sempre trabalhei para o meu negócio ser o mais profissional possível, e acreditava que a criação da missão, visão e valores da minha empresa iria demonstrar ao mercado que somos um empreendimento sério e qualificado, muito além do que somente um box de CrossFit.
Comecei a pesquisar por empresas na qual gostava, em diversas áreas, na busca de algum modelo que eu poderia assemelhar ao meu negócio. Estudei vários tipos de definições, li conceitos ilustres e ideias inspiradoras, mas sentia que aquilo não era a minha realidade mesmo concordando com tais palavras e pensamentos.
Como não conseguia desenvolver o nosso próprio conceito, eu me dedicava em criar slogans para a empresa, algo que as pessoas pudessem associar quando visse a nossa marca. A primeira foi “Saúde e Performance”, algo simples e expressava algo que acredito, pois ajudamos a melhorar. Depois mudei para “Desde 2012 mudando vidas” com o intuito de mostrar a nossa trajetória e trabalho realizado.
Creio que o meu grande erro foi querer desenvolver tais definições com o objetivo de impressionar o mercado, ao invés de simplesmente explicar o nosso propósito como empresa.
Em 2017, conversando com um consultor empresarial eu expliquei o meu descontentamento em ter uma empresa a tanto tempo (5 anos) e ainda não ter conseguido expressar qual a nossa missão, visão e valores. Nessa conversa, ele foi me questionando algumas coisas e eu fui simplesmente respondendo o que vinha na minha cabeça e principalmente no meu coração. No final, organizamos todas essas ideias e conseguimos traduzir o nosso propósito como empresa, construímos a missão, visão e valores da CrossFit Floripa.
Essas definições estão escritas nas nossas paredes, mas muito mais importante do que isso, é poder compartilhar com nossos alunos o que fazemos de uma forma clara e objetiva. É você falar para o seu cliente qual o verdadeiro motivo de você está ali fazendo o que faz.
Você não quer somente se comunicar com seus clientes, mas também com a sua equipe (staff). Todos precisam concordar, acreditar e compartilhar com a sua missão, visão e valores. Todos tem que levantar a mesma bandeira e lutar pela mesma causa.
Minha definição para tais conceitos:
Missão: O que te faz levantar da cama.
Visão: Aonde você quer chegar.
Valores: As ferramentas que você utiliza.
As definições da CrossFit Floripa estão expostas em nosso website, mídias sociais e nas paredes do box. Elas são:
Missão – Mudar vidas através da melhoria da saúde física e mental, proporcionando mais qualidade de vida.
Visão – Se tornar um centro de referência no Brasil em educação e treinamento físico, colaborando com a construção da qualidade de vida, por meio da melhoria da saúde física e mental dos praticantes.
Valores – Saúde e qualidade de vida; Mudar vidas; Melhor hora do dia; Comunidade; Superação; Excelência e profissionalismo.