By Coach Jonas
Reter antes de captar, essa é minha sugestão para quem tem um BOX de CrossFit, lembre-se que o seu produto é o seu serviço. Essa mentalidade é fundamental para ser bem-sucedido.
Algumas empresas utilizam a estratégia de captar novos alunos através do modelo: 1- Marketing, 2-Vendas, 3-Retenção.
A prioridade aqui é divulgar a marca e/ou serviço buscando atingir o maior número de pessoas, e atraí-los até o seu estabelecimento. Feito isso, vem à fase de negociar preços e venda, ficando por último o foco em satisfazer o cliente e fidelizá-lo.
Esse tipo de modelo de negócio é muito usado em academias convencionais, pois o objetivo é no volume de vendas de mensalidades, não buscam a retenção dos clientes.
Essa forma é melhor aplicada para o setor de produtos uma vez que não depende mais do cliente após a compra. Quanto mais vendas, melhor!
Entendo que no setor de serviço você tenha que; 1- Reter, 2-Vender, 3- Marketing.
Em um BOX de CrossFit, o seu foco deve ser em fidelizar os seus clientes e mantê-los satisfeitos, para que continuem “comprando seu serviço”. Isso é à base do seu negócio, pois serão essas pessoas que irão lhe trazer mais clientes, recomendando e divulgando. A indicação ou o famoso “boca-boca” é a ferramenta mais poderosa de venda, pois o cliente já vem por recomendação e possivelmente está decidido a comprar o seu serviço. O marketing nesse caso tem o propósito de despertar o interesse do seu futuro cliente e divulgar a sua localização.
O investimento para trazer novos clientes para sua base é muito maior do que trabalhar na retenção da mesma. Lembre-se que você precisa manter um número de alunos conforme seus custos, pouco adiantará criar promoções onde visa o preço e não cobrir suas necessidades financeiras, exemplificando isso, é se basear por exemplo, na mensalidade do seu concorrente, a não ser que você tenha os mesmos custos dele.
Com uma base sólida de clientes, você terá vários “vendedores” para indicar o seu serviço. Um BOX bem-sucedido deve ter ferramentas para mensurar a sua fidelização e o seu turn over (entrada e saída de alunos). Acompanhe seus clientes, somente eles poderão lhe dar o feedback real de sua empresa, muitas vezes o que você acredita que seja importante não é para eles. ESCUTE seu cliente, o foco é nele!