By Coach Jonas
A mídia social nos dias atuais é uma poderosa ferramenta de divulgação e promoção, mas deve ser trabalhada com propósito e direcionamento para obter resultados. Publicar apenas imagens sem finalidade, não haverá conexão com o seu público e muito menos com o seu mercado. Você passará despercebido.
Eu demorei muito para aprender a importância, ferramentas e direcionamento que eu gostaria da nossa mídia social. No começo eu só me importava em publicar algo, independente se teria conteúdo, a ideia era “quem não é visto não é lembrado”.
Fotos malfeitas, textos sem conteúdos, horários aleatórios de publicação e a não utilização dos recursos disponíveis eram práticas comuns. A necessidade de melhorar e oferecer algo mais profissional, optei na contratação de serviços especializados para nos auxiliar e melhorar o nosso marketing.
Foi uma decisão assertiva, pois aprendemos, desenvolvemos e melhoramos muito a nossa exposição, mas ainda sim faltava algo. Muitas vezes as fotos não expressavam o que eu gostaria ou o conteúdo não condizia com o momento do box, enfim, muitas vezes parecia que faltava o coração nos posts, a essência. Então, decidi segui o meu intuito e reassumi as redes sociais, publicando o que achava importante, informações interessantes e fotos que representassem a essência do nosso BOX.
À medida que evoluíamos nas nossas mídias, percebemos muito mais engajamento do público do que nos posts realizados pelo serviço contratado. Observei que as pessoas se relacionavam mais com as publicações realizadas por nós que estamos “dentro” do box, e vivemos tudo isso em tempo integral. Começamos a falar mesma língua e assim gerar uma conexão.
O próximo passo era, o que postar? Também não entendia muito quais conteúdos o meu público gostaria de ler, como iria organizar durante a semana e que temas abordar. Observava as concorrentes para ter ideias e como se comportavam, mas essas ações não resultavam positivamente, pois acabava seguindo os outros ao invés de fazer o meu próprio caminho.
Até o momento que eu decidi contar a minha história, do meu box, dos meus alunos, do nosso dia a dia e do nosso propósito como empresa. Parei de olhar para os demais e foquei em observar o meu negócio, a minha comunidade, e percebi que tinha muito que falar, que tínhamos histórias formidáveis para compartilhar com a comunidade, algo relevante para o nosso público e mercado. Desse dia em diante, nunca mais olhei para os outros e nunca fiquei sem conteúdo!